Search
Close this search box.

As 5 etapas do envelhecimento

Envelhecer é um trunfo do mundo moderno e como você vai chegar lá, depende, e muito, de você, seu estilo de vida e ambiente
Envelhecer é um trunfo do mundo moderno e como você vai chegar lá, depende, e muito, de você, seu estilo de vida e ambiente

Somos feitos de células e elas se dividem o tempo todo. No envelhecimento, essa divisão (também conhecida como mitose) segue acontecendo, mas as sequências de DNA se encurtam e, progressivamente, perdem a capacidade de renovação. Ou seja, envelhecer faz parte do ciclo natural da vida. E, uma vez que não é possível parar o processo de envelhecimento, os hábitos adotados por toda a vida contribuem para evitar o acúmulo de gordura ou açúcar, a dificuldade de locomoção, a perda de memória, por exemplo.

A Medicina considera idosa qualquer pessoa a partir dos 60 anos de idade, levando em consideração apenas o envelhecimento fisiológico (funcionamento do organismo), ou seja, é possível atingir e ultrapassar essa idade  sendo intelectual e socialmente ativa. 

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) define envelhecimento como “um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”. Parece trágico, mas a longevidade é um trunfo do mundo moderno. Nunca vivemos tanto e com tantas possibilidades.

As fases do envelhecimento seguem, em linhas gerais, as décadas de nossa idade cronológica:

 

Fases do Envelhecimento

 

      • Independência: Geralmente, esta fase ocorre entre os 50 e 60 anos e a pessoa é independente, ou seja, consegue realizar tarefas domésticas, finanças pessoais e mobilidade sem grandes esforços. Como dito anteriormente, as fases não são rígidas e pessoas com 80 anos podem ser completamente independentes. Nessa etapa, mulheres costumam ter mudanças significativas hormonais e homens com testosterona diminuída.
 
      • Interdependência: Geralmente, esta fase ocorre entre os 70 e 80 anos e a pessoa pode precisar de apoio para realizar suas atividades, como conduzir um veículos, gerenciar suas contas. Em linhas gerais, consegue fazer quase tudo, mas de forma mais lenta. Ter uma rede de apoio é fundamental para compreender as mudanças, mas seguir com autonomia. Como dito anteriormente, as fases não são rígidas, mas aqui começam a ocorrer os declínios mentais. Jogos, leitura, alongamento, música, dança são ótimas atividades e compromissos para ajudar a retardar esse processo.
 
      • Dependência: Geralmente, esta fase ocorre a partir dos 80 anos e a pessoa começa a apresentar dificuldades de realizar suas tarefas quotidianas. A saúde torna-se o centro das atenções e torna-se quase imperativo ter ajuda mais frequente e apoio de profissionais de saúde, como enfermeiros, cuidadores e fisioterapeutas. Casos como demência em fase avançada, depressão e Alzheimer tornam-se mais comuns e é preciso fazer adaptações físicas na residência, como barras de apoio, colchões de água e nutrição especial
 
      • Gestão de Crise e Fim da Vida: Pessoas que chegam nessas etapas geralmente precisam de monitoramento 24 horas. Como dito anteriormente, as fases não são rígidas e pessoas com 70 anos podem estar nessas fases da vida. Ter amigos, familiares, profissionais de saúde de confiança ao lado são fundamentais e, também, muito dispendiosos. Os cuidados paliativos costumam ser inseridos na rotina.
 

Como retardar ou se preparar para o envelhecimento

  • Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro item a considerar é que nem todas as alterações sejam decorrentes do envelhecimento natural, impedindo assim a detecção precoce e o tratamento de certas doenças. Em seguida, é tratar o envelhecimento natural como doença a partir da realização de exames e tratamentos desnecessários, originários de sinais e sintomas que podem ser facilmente explicados pela senescência.
 
  • É fundamental descobrir formas de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível. O contexto familiar e social podem ajudar na descoberta de novas atividades, talentos e rede de apoio. Aliás, manter grupos de amigos, atividades de lazer, cuidados com a saúde mental, laços afetivos e uma ocupação ajudam na saúde geral de qualquer ser humano.
 
  • Encare a chegada da terceira idade realmente como um triunfo da vida moderna, uma fase para desfrutar sem as pressões do trabalho e do tempo. Explore novos hobbies, permita-se ter novas experiências e realizar sonhos.
 
  • Morrer faz parte do ciclo da vida de qualquer ser, mas você pode construir uma jornada de dignidade, alegrias, afeto e aprendizados.
 
 
Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Organização Mundial da Saúde e foto Canvas Pro

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of Havoz da Maturidade

Havoz da Maturidade

Estamos aqui para incluir a maturidade na sociedade, oferecendo um espaço para envelhecer com felicidade, dignidade e oportunidades no mercado de trabalho

Últimos artigos