Novas placas com pessoa ereta substituem a pessoa idosa curvada e com bengala. O objetivo é quebrar estereótipos e combater a intolerância e discriminação
A Prefeitura de Belo Horizonte começou a substituir os pictogramas de identificação de estacionamento exclusivo para pessoas idosas, seguindo resolução do Contran que muda a placa com a imagem de um idoso curvado, com uma bengala, pela de uma pessoa em pé, com postura reta e o sinal de 60+ ao lado. A mudança tem como objetivo combater o preconceito contra os idosos.
Belo Horizonte tem 877 vagas reservadas para estacionamento de veículos que transportam ou sejam conduzidos por este público e, para utilizá-las, é obrigatório o uso da credencial, que deve ser colocada no painel do carro, sempre em local visível.
A Credencial de Estacionamento Reservado para Pessoa Idosa pode ser solicitada no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. Basta seguir as instruções e enviar foto do RG, CPF e comprovante de residência. Após a verificação das informações, a credencial é emitida pela BHTRANS em até 15 dias, sendo entregue pelos Correios. A credencial também deve ser utilizada nas vagas reservadas s em locais privados, como shoppings, aeroportos, rodoviária e estabelecimentos comerciais.
Além de Belo Horizonte, o Distrito Federal também está mudando toda sua sinalização. Que essa iniciativa seja adotada por todos os Estados do Brasil!