O tempo e o esporte
Já pensou em treinar, se condicionar fisicamente e, além disso, também competir em esportes? Já imaginou que, proporcionalmente, você pode ter um desempenho físico e atlético com características parecidas com atletas de alta performance?
A prática esportiva, seja para condicionamento físico ou para desenvolvimento de algum tipo de esporte pode acontecer nas diversas fases da vida, mesmo com idade mais avançada.
Já bastante estudado, o ganho de força muscular, mobilidade e agilidade permitem uma independência física cada vez maior e pode ser uma poderosa ferramenta na manutenção da saúde.
O esporte, aliás, ajuda no gerenciamento de doenças e na prevenção de situações graves de saúde, como infarto do miocárdio, derrame cerebral, diabetes e hipertensão arterial. Progressivamente, à medida que o corpo melhora seu desempenho, mais desafios ele se “propõe” a fazer. E melhores serão os resultados e mais qualidade de vida pode ser alcançada.
O importante é experimentar as diversas modalidades e buscar a que seja mais adequada e que traga mais prazer. Também é fundamental estruturar um programa bem personalizado de treino, que respeite sua aptidão física, condição de saúde e rotina diária. Não vale a pena sobrecarregar demais no seu treinamento e comprometer qualidade de sono, alimentação, relações pessoais e sua rotina de uma pessoa adulta. Nessa hora, moderação e boa assessoria esportiva trarão um resultado de sucesso.
Ainda estamos dentro do fervor e da emoção dos Jogos Olímpicos de Paris. É difícil não se influenciar pela grande quantidade de jogos, competições e performances dos maiores atletas do mundo na atualidade. Mas muito mais que isso, é uma grande oportunidade para se deixar levar pelo espírito olímpico. Observar atletas em ação é poesia para os olhos e uma boa maneira de se motivar para suas práticas esportivas.