Search
Close this search box.

Como obter assistência jurídica gratuita em casos que envolvam meus direitos como pessoa idosa?

Como obter assistência jurídica gratuita em casos que envolvam meus direitos como pessoa idosa, como herança, pensão, entre outros? Confira esse e outros direitos conquistados com a terceira idade!

“Como obter assistência jurídica gratuita em casos que envolvam meus direitos como pessoa idosa, como herança, pensão, entre outros?”

A Constituição brasileira não estabelece especificamente que pessoas com 60 anos ou mais têm direito a apoio jurídico gratuito. No entanto, o Estatuto da Pessoa Idosa prevê uma série de direitos específicos, incluindo direitos à saúde, assistência social, educação, lazer, entre outros.

Embora não trate diretamente do acesso à assistência jurídica gratuita, ao comprovar a insuficiência de recursos financeiros pode se beneficiar das disposições gerais da Constituição e das leis que garantem o acesso à justiça gratuita.

Existem algumas opções para obter assistência jurídica gratuita:

  • Procon: O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, é um órgão de proteção ao consumidor que pode ajudar a resolver conflitos relacionados a direitos do consumidor, como problemas com planos de saúde, serviços bancários e compras em geral. Se você precisar de ajuda nesses assuntos, pode entrar em contato com o Procon do seu Estado. Clique aqui 

 

  • Defensoria Pública: a Defensoria Pública é uma instituição pública que presta assistência jurídica gratuita a pessoas que não têm condições financeiras de contratar um advogado. Você pode encontrar o endereço da Defensoria Pública mais próxima de você no site da Defensoria Pública do seu Estado clicando aqui 

 

  • Ordem dos Advogados do Brasil: também conhecida como OAB, oferece assistência jurídica gratuita para pessoas que não têm condições financeiras de contratar um advogado. Basta entrar em contato com a OAB do seu Estado para obter mais informações sobre como solicitar esse tipo de assistência. Clique aqui 

 

  • Organizações de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: existem diversas organizações que trabalham para proteger os direitos de pessoas com 60 anos ou mais, como a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Cndi), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), entre outras.
 

Lembre-se que a assistência jurídica gratuita é um direito previsto pela Constituição brasileira e, portanto, deve ser garantido a todos que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogada(o).

 

 

Tem alguma dúvida? Escreva para havoz@havoz.com.br ou preencha o formulário logo abaixo!
 

Vagner Cordeschi

Vagner Cordeschi é Relações Públicas, com especialização em Gerenciamento de Negócios e último anista em Direito pela UniFio, de Ourinhos; e responde suas dúvidas em nossa seção “Sua Voz, Seus Direitos”
 
 
 
 
 Outros conteúdos que podem ser de seu interesse:
 
Fontes: Constituição Federal e Lei da Pessoa Idosa. Foto de Nick Karvounis para Unsplash
 

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of Havoz da Maturidade

Havoz da Maturidade

Estamos aqui para incluir a maturidade na sociedade, oferecendo um espaço para envelhecer com felicidade, dignidade e oportunidades no mercado de trabalho

Últimos artigos