Logotipo-Laranja
Search
Close this search box.

Dirigir na Terceira Idade: qual a idade para parar?

Dirigir é sinônimo de liberdade e independência, mas com o passar dos anos surgem dúvidas sobre a segurança ao volante. Este guia completo oferece informações valiosas para você avaliar sua capacidade de dirigir na terceira idade, com dicas para autoavaliação, sinais de alerta e alternativas
Home dirigindo ao volante. Foto de Darwin Vegher na Unsplash

Dirigir na terceira idade: qual a idade para parar?

Dirigir proporciona autonomia e liberdade. No entanto, com o passar dos anos, surgem dúvidas sobre a segurança ao volante para si e para as pessoas ao redor. Afinal, qual a hora de parar de dirigir?

O assunto voltou a ser discutido após a Comissão Europeia propor testes de saúde obrigatórios para condutores idosos, incluindo teste de visão e audição de cinco em cinco anos para condutores com mais de 70 anos. Após amplo debate, a proposta foi rejeitada e cada país da União Europeia decidirá como lidar com a questão. A Alemanha se pronunciou dizendo que a exigência de um teste de habilidades para motoristas acima de 70 anos é inconstitucional, e que a medida discrimina pessoas idosas e viola o direito à liberdade de locomoção. O país preferiu manter o exame de aptidão para dirigir por 45 minutos em situações reais de trânsito para pessoas acima de 75 anos de forma voluntária. A carteira não é caçada, mas a pessoa recebe recomendações de como melhorar ao volante e até mesmo que é chegada a hora de parar.

O Ministério dos Transportes alemão apresentou sua decisão baseada em dados. Segundo o orgão alemão, em 2022 os idosos representavam 22% da população e 77,7 mil condutores com mais de 65 anos estiveram envolvidos em acidentes, ou seja, 15% de todos os acidentes que causaram ferimentos naquele ano. No entanto, condutores com mais de 75 anos são responsáveis pelos acidentes em quase 77% das vezes.

Segundo especialistas, testes de visão e audição são importantes, mas avaliar a cognição do condutor é fundamental. Estamos falando da capacidade de lidar com variáveis incontroláveis, como a decisão do outro condutor mudar de direção abruptamente e questões de atenção com a segurança, sinalização e procedimentos obrigatórios.

A Lei Brasileira para Motoristas 65+

No Brasil, a lei exige que pessoas com mais de 60 anos podem renovar a CNH a cada 5 anos, exames médicos são obrigatórios para renovar a CNH e condutores com mais de 70 anos podem ter a CNH renovada por 3 anos.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, o número de motoristas idosos no Brasil representa 18,49% da população, ou seja, 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos estão habilitadas a dirigir.

O Código Nacional de Trânsito brasileiro também arbitra sobre situaçõe em que haja indícios de deficiência física ou doença progressiva que afetem a capacidade de dirigir, deixando ao médico a pode reduzir ou até cancelar a habilitação.

Dicas para Avaliar sua Habilidade de Dirigir

Lidar com tudo ao mesmo tempo, capacidade de concentração e tempo de reação tendem a cair com o passar dos anos. Você pode realizar uma autoavaliação e, com bom senso e honestidade, decidir se deve seguir dirigindo ou se é chegada a horar de parar.

  • Autoavaliação: Perceba se você se sente menos seguro ao volante, com dificuldades de atenção, reflexos lentos ou problemas de visão. Alguns sinais de que que possa ser a hora de parar de dirigir:
    • Dificuldades em manter a atenção no trânsito;
    • Reflexos lentos e dificuldade em frear a tempo;
    • Confusões ao trocar de marcha ou se orientar no trânsito;
    • Acidentes frequentes ou “quase acidentes”;
    • Perda de visão ou audição;
    • Dificuldade em seguir instruções complexas;
    • Sensação de insegurança ao volante;
    • Uso de medicamentos, como antidepressivos e hipoglicemiantes.

  • Conversa com a Família e Amigos: Compartilhe suas preocupações e peça conselhos sobre seu desempenho no trânsito;

  • Avaliação Médica: Consulte um médico para verificar suas condições físicas e mentais para dirigir
 

Alternativas ao Carro para Manter sua Independência

  • Transporte público: Opção econômica e acessível em muitas cidades;
  • Caronas com amigos e familiares: Uma boa alternativa para viagens curtas;
  • Serviços de transporte por aplicativo: Confortáveis e práticos, com preços variados;
  • Táxis: Opção tradicional e ideal para quem precisa de mais flexibilidade.


Dirigir na terceira idade é uma questão complexa que envolve segurança, liberdade e qualidade de vida. É importante manter um diálogo aberto com seu círculo de relacionamento mais próximo e profissionais de saúde para avaliar suas habilidades e tomar a decisão mais adequada para cada caso.



Fontes: Senatram, IBGE e Detran. Foto de Darwin Vegher na Unsplash
 
O conteúdo, texto, gráficos, dados e serviços aqui oferecidos são fornecidos exclusivamente para educar sobre sua saúde e questões que podem afetar vidas. É importante ressaltar que nenhum material deve ser considerado ou usado como substituto de aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico.

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of Havoz da Maturidade

Havoz da Maturidade

Estamos aqui para incluir a maturidade na sociedade, oferecendo um espaço para envelhecer com felicidade, dignidade e oportunidades no mercado de trabalho

Últimos artigos