Pessoas com 60 anos ou mais voltam a ter direito ao acesso gratuito em metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais em todo o Estado de São Paulo
A partir desta quarta, 1º de fevereiro, o Governo de São Paulo, retoma o transporte público gratuito para idosos entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado.
Com o decreto, pessoas com 60 anos ou mais podem se locomover gratuitamente de trens, metrô, VLT e ônibus intermunicipais de toda a Região Metropolitana de São Paulo, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, o cartão TOP.
Já nos transportes administrados pela EMTU, como Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.
Como solicitar seu cartão TOPA solicitação do cartão pode ser feita via aplicativo TOP (no Google Play ou no Apple Store de seu celular) ou por meio de agendamento em uma das Unidades das Lojas Pernambucanas. No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão.
Quem preferir agendar o pedido em um dos locais credenciados, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo. Após receber o cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade (abelhinhas).
Quem já possui um cartão TOP não precisa solicitar outro. Basta encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.