A capoeira propicia fortalecimento muscular e melhora da flexibilidade, da coordenação motora e equilíbrio, uma excelente pratica para ajudar a envelhecer com saúde e qualidade de vida
A mensalidade para participar é de R$ 115, e as inscrições podem ser realizadas no próprio Museu Ferroviário, nos dias e horários das aulas. Também serão disponibilizadas seis bolsas mensais para quem não tenha condições de arcar com o custo. É necessário apresentar atestado médico liberando a prática de atividade física.
A Ginga Terapia foi criada em 2009 na cidade de Varginha, no Sul de Minas, por uma equipe composta por um educador físico, um geriatra e capoeiristas.
Em Juiz de Fora, as atividades já foram oferecidas no Centro de Convivência do Idoso e, a partir de agosto, também estarão disponíveis na Associação São Vicente de Paula. Devido ao aumento na demanda e à necessidade de um espaço mais acessível, a turma atualmente em funcionamento no Centro será transferida para o Museu Ferroviário.
Os benefícios da capoeira na saúde e qualidade de vida
A capoeira traz benefícios significativos para a autoestima e o condicionamento físico, promovendo o fortalecimento muscular, a melhoria da flexibilidade, da coordenação motora, da lateralidade e do equilíbrio.
Nas aulas, os participantes aprendem os fundamentos da capoeira, como a musicalidade, o uso de instrumentos e as danças, como o maculelê e a puxada de rede. Além disso, são realizados exercícios de alongamento no início e momentos de relaxamento no final das aulas. Todas as atividades são adaptadas para atender às necessidades e características da faixa etária e das condições individuais de cada participante. O mestre destaca ainda que a prática fortalece os vínculos sociais, amplia a amizade e combate a depressão, resultando em uma melhoria geral na qualidade de vida.
O Museu Ferroviário é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e administrado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A visitação ao acervo do museu é gratuita e pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.
Museu Ferroviário de Juiz de Fora
Avenida Brasil, 2001 – Centro – Juiz de Fora
(32) 3212-5781