Search
Close this search box.

Os melhores países do mundo para se aposentar

44 países são avaliados em 4 dimensões: Saúde, Qualidade de Vida, Bem-estar Material e Finanças na Aposentadoria. Noruega ficou com o 1º lugar e Brasil em penúltimo
Foto da Noruega por Ignacio Ceballos para Unplash

Os melhores países para se aposentar

A Natixis Corporate & Investment Banking criou o Índice Global de Aposentadoria e avalia anualmente 44 países para viver essa etapa da vida, levando em consideração 4 dimensões: Saúde, Qualidade de Vida, Bem-estar Material e Finanças na Aposentadoria. Brasil ocupa a 43ª colocação

Em 2050 seremos 10 bilhões de pessoas habitando este planeta. Nunca se nasceu tão pouco e temos, atualmente, a menor taxa de mortalidade mundial. E nunca vivemos tanto! Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 30% de todos os habitantes do planeta terão mais que 65 anos em 2050.

A diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida das pessoas preocupam. Afinal, quantos mais pessoas idosas maiores são os gastos com saúde e previdência e menor é a população em idade pró-ativa para subsidiar essa realidade.

Pensando nesse novo mundo, a empresa de investimento Natixis criou o Índice Global de Aposentadoria e listou os melhores países para viver essa etapa da vida, levando em consideração 4 dimensões:

Saúde: gastos com saúde per capita, expectativa de vida e gastos com saúde não segurados;

Qualidade de Vida: níveis de felicidade, água e saneamento, qualidade do ar, outros fatores ambientais e biodiversidade/habitat;

Bem-estar Material: renda per capita, igualdade de renda e níveis de emprego;

Finanças na Aposentadoria: dívida do governo, dependência dos idosos, taxas de juros, inflação, governança, pressão fiscal e empréstimos bancários inadimplentes.

Os dez melhores países para se aposentar no mundo

País
Posição Ranking Geral
Pontuação Geral 2022
Noruega 1 83
Suíça 2 82
Islândia 3 81
Irlanda 4 80
Luxemburgo 5 78
Holanda 6 79
Austrália 7 78
Nova Zelândia 8 77
Alemanha 9 76
Dinamarca 10 76

A Noruega se manteve no primeiro lugar. Suíça, Islândia e Irlanda se mantiveram em suas mesmas posições com relação ao ano anterior. A República Checa deixou de aparecer entre os 10 melhores países, dando lugar para a Dinamarca.

Os 3 melhores países nas quatro dimensões

Noruega, Suíça e Luxemburgo são os únicos países entre os 10 primeiros colocados a também se manterem entre os 10 primeiros lugares na subcategorias. Veja abaixo a performance dos três primeiros colocados nas quatro dimensões avaliadas:

Finanças na Aposentadoria: Suíça (1°), Coreia do Sul (2°) e Austrália (3°)
Bem-estar Material: Noruega (1°), Eslovênia (2°) e Islândia (3°)
Saúde: Noruega (1°), Japão (2°) e Luxemburgo (3°)
Qualidade de Vida: Finlândia (1°), Dinamarca (2°) e Suíça (3°)

O Brasil e nossos vizinhos

Apenas Brasil, Chile e Colômbia participam da lista representando a América Latina. Chile tem a melhor performance, conquistando a 35ª posição no ranking geral. Colômbia ocupou a 41ª posição e o Brasil figurou na 43ª colocação, ficando em penúltimo lugar, atrás apenas da Índia.

Avaliando apenas o Brasil, em Saúde conquistamos 48% frente 92% da Noruega (1ª colocada). Em Finanças na Aposentadoria, ficamos com 58% frente 75% da Suíça (1ª colocada). Em Qualidade de Vida atingimos 62% frente 90% da Finlândia (1ª colocada). Por fim, nossa pior performance ficou em Bem-estar Material com apenas 9% frente 84% da Noruega (1ª colocada). Vale como nota que nenhum país africano faz parte da lista.


Performance do Brasil no ranking
Ano Posição Ranking Geral Pontuação Ranking Geral
2023 43 76%
2022 25 56%


Para ler o relatório completo (em inglês), clique aqui!




Foto de Ignacio Ceballos na Unsplash

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn

Deixe seu comentário

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of Havoz da Maturidade

Havoz da Maturidade

Estamos aqui para incluir a maturidade na sociedade, oferecendo um espaço para envelhecer com felicidade, dignidade e oportunidades no mercado de trabalho

Últimos artigos