Segundo pesquisa conduzida há 75 anos pela Universidade de Harvard, 7 caminhos te levam à felicidade
Não existe felicidade, existem momentos felizes. Quem nunca se deparou com essa frase? Segundo a Universidade de Harvard, que conduziu um estudo por 75 anos (sim, você leu direito: 75 anos!) a felicidade é um hábito que se constrói todos os dias.
A “Harvard Study of Adult Development” é uma das pesquisas mais longas e abrangentes já realizadas sobre o desenvolvimento humano. A pesquisa começou em 1938, acompanhando 268 estudantes universitários do sexo masculino da Universidade Harvard e, posteriormente, se expandiu para incluir mais de 700 participantes, incluindo seus filhos.
Não há segredo nos caminhos apresentados, mas é mandatório ter frequência:
Busque Novidade
Ter curiosidade de aprender algo novo reorienta nossa energia e desperta a alegria.
Espiritualidade
Não estamos falando de nenhuma religião. Segundo o estudo, crer em algo maior gera sentimentos como compaixão, paz e gratidão. E a meditação é uma ferramenta poderosa para aumentar a alegria.
Atividade Física
Os neurônios adoram atividade física e a sensação de bem-estar permanece no corpo por um bom período.
Voluntariado
Ajudar outras pessoas com seu conhecimento, seu dinheiro ou seu tempo geram sentimentos de gratidão e paz. A alegria nasce de se doar ao próximo.
Xô, Negatividade!
Se pensamos coisas negativas, mantemos relações tóxicas e contato com pessoas que reclamam o tempo todo é melhor repensar. Negatividade é antônimo de alegria.
Conecte-se, Relacione-se
A pesquisa é categórica em afirmar: uma pessoa pode ter sucesso, dinheiro, mas sem relacionamentos ninguém é feliz. Relacionamentos estáveis proporcionam uma sensação de bem-estar geral e essas pessoas foram protegidas contra doenças crônicas, mentais e problemas de memória.
Os principais achados da pesquisa indicam que as relações interpessoais são o fator mais importante para a felicidade e a saúde mental e física ao longo da vida. Em particular, a qualidade dos relacionamentos com a família, amigos e cônjuges é um forte indicador de satisfação e bem-estar ao longo do tempo.
A resiliência é uma habilidade fundamental para uma vida feliz e satisfatória. Os participantes que demonstraram ser mais resilientes e capazes de lidar com desafios ao longo da vida tiveram melhores resultados em termos de saúde, bem-estar e realização pessoal.
Por fim, a pesquisa destacou a importância de encontrar um propósito na vida, seja por meio do trabalho, da família ou de outros interesses e atividades. Os participantes que tinham um senso de propósito claro e significativo em suas vidas eram mais felizes e saudáveis em comparação com aqueles que não tinham esse tipo de direção ou objetivo.
Fontes: Harvard Study of Adult Development (em inglês) e foto de Centre for Ageing Better para Unsplash