Tania Zeng realiza sonho de ir às Olimpíadas aos 58 anos
Aos 58 anos, a mesa-tenista chilena Zhiying Tania Zeng, estreou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nascida na China e filha de uma treinadora de tênis de mesa, Zeng começou a jogar aos 9 anos e se tornou profissional aos 11. Aos 20 anos, já competindo internacionalmente por seu país, desistiu do esporte devido a mudanças nas regras. “A regra matou o meu jogo. Eu me senti fraca, psicológica e tecnicamente.”, contou a esportista em entrevista ao jornal The Guardian.
Nos anos 80, Zeng migrou para o Chile e começou a treinar crianças, onde também adotou Tânia como seu nome. Durante 20 anos atuou como comerciante e ficou quase 20 anos sem jogar. Foi durante a pandemia de covid que voltou ao tênis de mesa.
Tania buscou adversários para avaliar seu nível, acumulando vitórias até ganhar a medalha de bronze no Jogos Pan-americano de 2023 e garantir sua vaga para as Olimpíadas na França. “Na minha idade, você tem que jogar com alegria, não com angústia”, enfatizou ao periódico inglês, afirmando o orgulho de representar o Chile. “Eu amo este país. Não alcancei o meu sonho na China, e alcancei aqui. É importante não desistir”.
A história de Tânia é um exemplo de perseverança, superação e amor pelo esporte.