O objetivo do programa é avaliar como a prática de atividade física pode diminuir as quedas na terceira idade
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus Petrolina (Pernambuco), está com 50 vagas abertas para pessoas 65+, que sejam sedentárias e com queixa de perda de memória, sem diagnóstico de Alzheimer, para participarem de um projeto para prevenir quedas.
Para se voluntariar, o interessado deve enviar uma mensagem para o WhatsApp do projeto no número (87) 99128-9898, por onde receberá todas as orientações. O candidato irá passar por uma triagem, via telefone, para verificar as condições de saúde, idade e se possui contra-indicações à prática de exercícios. Em seguida, as pessoas selecionadas passarão por uma avaliação física presencial no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).
Os exercícios estão previstos para acontecer a partir de março e terão duração de seis meses. Serão realizadas avaliações físicas e cognitivas, supervisionadas por educadores físicos, duas vezes por semana no período da manhã, com o intuito de melhorar suas capacidades físicas, cognitivas e prevenir quedas. Após seis meses praticando os exercícios propostos pelos profissionais, será feito monitoramento por mais seis meses para avaliar o número de quedas e o quanto os participantes aderiram à prática dessas atividades em sua rotina.
O projeto “Exercício Físico para Idosos na Prevenção de Quedas é realizado desde 2018 e já conta com a participação de mais de 150 pessoas.
Fontes: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e foto de Eberhard Grossgasteiger para Unsplash