Search
Close this search box.

Vozes que Inspiram: Maristela Ishikawa

“Mudei de profissão depois dos 50 anos”, compartilha a profissional de Tecnologia da Informação

A seção “Vozes que Inspiram” estreia com a história compartilhada por Maristela Ishikawa

“Mudei de profissão depois dos 50 anos”

Maristela IshikawaPrazer! Meu nome é Maristela Ishikawa, tenho 56 anos e sou analista de Tecnologia da Informação, atuando com SAP, na Accenture, como consultora. Vocês podem imaginar “Nossa, 56 anos e ainda analista? Deve ser uma perdedora!”

E eu vou te contar que na verdade, sou uma vencedora! Comecei a trabalhar aos 17 anos e, desde o começo de carreira, fui para a área Contábil/Financeira. Comecei como escriturária, depois para analista, supervisora, gerente, controller, diretora de negócios, empreendi e fechei a minha empresa, consultora estratégica/financeira.

Em 2019, já aos 53 anos, perdi o emprego! Passei meses tentando voltar para o mercado de trabalho e as respostas foram diversas:

• Você é super qualificada
• Seu salário é muito alto para a posição
• Meu cliente não quer candidatos com mais de 40 anos
• Meu cliente quer uma pessoa mais jovem
• Será que não é muito esforço para você? Vai precisar viajar…

Isso poderia me chatear? Sim, ficava chateada mas, tenho que ser bem honesta, eu também fazia esse julgamento quando eu estava na posição de contratante e era mais nova. Ser 50+ e ter o CV rejeitado tantas vezes foi de um aprendizado enorme e um exercício para entender o quanto o mercado rejeita os profissionais “platinados”; e o quanto seria importante dar voz e representar esse nicho, ainda mais sabendo que a expectativa de vida está aumentando, os nascimentos caindo e o Brasil que era um país jovem, em pouco tempo, se tornará um país 50+.

Mas pensando em empregabilidade futura ainda sentia que precisa migrar para o mundo da tecnologia, das startups e sempre me mantinha atenta a essas oportunidades e foi quando a Accenture abriu um projeto chamado Grand Masters. Participei do processo e, apesar do nervosismo e minha experiência em SAP ser apenas como usuária, fui aprovada e em 14/10/2021 passei a fazer parte do time.

Atualmente estou no meu terceiro projeto e cada dia aprendo alguma coisa nova! Ser 50+ no mundo da tecnologia fez com que eu interagisse com pessoas de todas as idades e essa troca intergeracional me proporcionou muito aprendizado. Hoje, me considero uma profissional da área de Tecnologia!

Então, recapitulando. Oi, prazer, meu nome é Maristela Ishikawa, tenho 56 anos e sou profissional da área de tecnologia há um ano! Em 2023 vou ser promovida porque sei que vou ter uma boa performance pela minha dedicação e pela minha gratidão às pessoas e à empresa que me deu a oportunidade em fazer uma guinada de profissão com mais de 50 anos!

Fonte: Maristela Ishikawa é profissional de Tecnologia da Informação e autorizou a divulgação de sua história para que possamos romper as barreiras do preconceito e abrir as portas para mais pessoas 50+

Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of Havoz da Maturidade

Havoz da Maturidade

Estamos aqui para incluir a maturidade na sociedade, oferecendo um espaço para envelhecer com felicidade, dignidade e oportunidades no mercado de trabalho

Últimos artigos