Para viver mais, suba escadas!
Você sabia que subir escadas pode te ajudar a viver mais? Um novo estudo apresentado no ESC Preventive Cardiology 2024, congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia, indica que esse simples hábito diário está associado a uma vida mais longa!
“Se você tem a opção de pegar as escadas ou o elevador, escolha as escadas, pois isso vai ajudar o seu coração“, afirma Sophie Paddock, médica, autora do estudo e pesquisadora da Universidade de East Anglia e do Hospital Universitário Norfolk e Norwich, no Reino Unido. “Mesmo breves períodos de atividade física trazem benefícios para a saúde, e subir alguns lances de escada é uma meta fácil de alcançar e integrar na sua rotina diária.”
Doenças cardiovasculares são, em grande parte, evitáveis por meio de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. No entanto, mais de um quarto dos adultos no mundo todo não atinge o nível recomendado de atividade física. Subir escadas é uma forma prática e acessível de se exercitar e, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado.
Esse estudo investigou justamente se subir escadas, como forma de atividade física, poderia ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e morte prematura.
Os pesquisadores analisaram as melhores evidências, reunindo dados de nove estudos com um total de 480.479 participantes. A população do estudo incluía pessoas saudáveis e aquelas com histórico de infarto ou doença arterial periférica. As idades variavam de 35 a 84 anos, e 53% dos participantes eram mulheres.
Os resultados mostraram que subir escadas está associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e 39% a menos de morrer por doenças cardiovasculares, em comparação com as pessoas que não costumam subir escadas. Além disso, o estudo também apontou uma diminuição no risco de infarto, insuficiência cardíaca e derrame.
“Nós encorajamos as pessoas a incorporarem o hábito de subir escadas em seu dia a dia. Nosso estudo sugere que quanto mais escadas você subir, maiores serão os benefícios, mas isso precisa ser confirmado por pesquisas futuras. Portanto, no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, opte pelas escadas!”, reforça a pesquisadora.
Lembre-se que, como sempre, é importante conversar com seu médico antes de iniciar qualquer nova atividade física. Subir escadas é uma ótima opção para uma vida mais saudável e ativa, e pode ser feita por grande parte das pessoas acima de 60 anos. Então, que tal começar a incluir esse hábito na sua rotina a partir de hoje?
Fonte: European Society of Cardiology, 2024, Athenas. Foto de Lewis Roberts na Unsplash