Sesc promove Semana de Prevenção de Quedas de 24 a 30 de junho na Internet e em 17 unidades do Estado de São Paulo
A campanha “Medo de queda? Não caia nessa!”, que acontece de 24 a 30 de junho, traz uma programação completamente digital e gratuita nas redes sociais do Sesc SP e, também, em 17 unidades da capital e interior
Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Secretária Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, Centro de Referência do Idoso (CRI) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas convida para um cuidar do corpo/casa de forma multidisciplinar, baseado na valorização da autonomia e do protagonismo das pessoas idosas.
A campanha, que acontece de 24 a 30 de junho, traz uma programação completamente digital e gratuita nas redes sociais do Sesc SP e, também, em 17 unidades da capital e interior.
“Medo de queda? Não caia nessa!” é o tema da edição de 2023, que aborda as quedas e o medo de cair como temas urgentes de saúde pública. Pessoas idosas com histórico de quedas apresentam maior vulnerabilidade para desenvolver medo de novas quedas e, assim, menor autonomia para lidar com as atividades de vida diárias. Tal situação, multifatorial, geralmente decorre de aspectos físicos, psicológicos e socioeconômicos associados, ocasionando uma série de limitações que restringem sua capacidade funcional, interferindo na autoestima e na vontade de viver.
Quedas são a terceira maior causa de morte entre pessoas idosas no Brasil
As quedas são a terceira maior causa de morte entre pessoas idosas no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das pessoas nesta faixa etária caem ao menos uma vez por ano e isso pode ser evitado com ações cotidianas e práticas saudáveis. A queda, ou até mesmo o medo de cair, pode trazer consequências graves para as pessoas idosas incluindo fraturas, internações, redução da independência e depressão.
Segundo o IBGE, em 2030 o número de pessoas idosas no Brasil deve ultrapassar o número de crianças e a Organização das Nações Unidas estima que até 2050, 30% da população brasileira terá mais de 60 anos, com expectativa de vida superior a 80.
Ptofobia
O termo foi criado nos anos 80 para designar a reação fóbica a manter-se em pé e a andar, quando relacionada ao medo de cair. Esse medo pode interferir no desenvolvimento e afetar a saúde do indivíduo, favorecendo a imobilidade e podendo desencadear declínio físico, mental e social.
Confira programação
Serão 33 atividades, na capital e interior, que abrangem encontros, vivências esportivas, aulas de dança, bate-papo, debates, roda de dança, curso de autocuidado, oficinas, práticas corporais e outras linguagens.
Um dos destaques da programação é a Dança Flamenca, no Sesc Carmo, com a vivência Dança Flamenca: construção da coragem e da ancoragem, com o objetivo de trazer a reconexão e a confiança no próprio corpo, reconhecendo suas potências e fragilidades e entrando em contato com emoções e afetos que os gestos despertam.
A Cocada! é outro destaque, que evidencia o protagonismo das pessoas com mais de 60 anos através de elementos da Roda de Coco, dança que auxilia na prevenção de quedas e no medo de cair. A atividade acontece no Sesc 24 de Maio, com o Mestre Magela.
O curso Autocuidado integral na prevenção de quedas da pessoa idosa, ministrado pela terapeuta holística Jessica Akie Kimura, no CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, objetiva, por meio de cinco aulas, explorar e entender de onde vem o medo de cair, e como é possível lidar com ele, utilizando ferramentas para ganhar mais autoconfiança com o corpo e seus movimentos, treinando a atenção plena.
Para conferir a programação completa, clique aqui
Fontes: Sesc SP